quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

4709

O ano do Coelho iniciou-se hoje no horóscopo Chinês. Promessa de fortuna, ética e lealdade. O que isso tem a ver com futebol? Bom, a vitória do Tolima explica.

Sobre o primeiro, a vitória foi celebrada em todo o Brasil por, pelo menos 21% dos Brasileiros que acompanham futebol.

Excetuando, claro, os bastardos inglórios alvinegros paulistanos, a vitória do Tolima foi motivo de júbilo. Durante o jogo contra o bem-treinado Nova Iguaçu, a torcida do Flamengo festejou a eliminação, principalmente, do gordo-propaganda, desafeto eterno. A antiética, a ganância e a soberba foram derrotadas.

O pequeno time da Colômbia fez bonito: ensinou ao mundo os passos de uma dança, na comemoração do segundo gol, que pode ser o próximo sucesso do carnaval 2011! O "Sem ter nada" está definitivamente selado!

Parafraseando um famoso cronista esportivo, os deuses do futebol castigam quem o Flamengo fustiga. Como diriam também os sambistas, "Vou festejar o teu sofrer, o teu penar./ Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão..."

- x -

Por outro lado, a bela torcida, a maior do Brasil e do mundo, fez uma maravilhosa festa! O pior mesmo foi Vander e, o estreante, Bottinelli.

O modelo tático, com Renato na ala, pode ser uma alternativa para o futuro, mas, no momento, não rende. Após a entrada de Egídio, o time evoluiu e conseguiu o gol através do novo xodó da torcida, Vanderley.

Acreditei que a formação inicial contra o Nova Iguaçu poderia ser a melhor para o restante do ano, porém rendo-me ao conservadorismo.

É tempo de Vander dar espaço para Bottinelli entrar em forma. Aliás, é um dos propósitos do Cariocão: ser um palco para experiências. E por que não sacar David, o centroavante? Contraditoriamente, penso que este campeonato será uma oportunidade para condicioná-lo física e taticamente. Senão, o nome do xodó - a quem já disseram que era um Val Baiano em versão piorada! - vai atormentar os ouvidos de Luxa.

Muita fartura e fecundidade neste ano de 4709!