terça-feira, 24 de julho de 2012

Separando o Joio do Trigo

Foi-se mais um treinador, aumenta-se o passivo trabalhista do Flamengo. Notável diretoria...

Lamentavelmente, não se pode dizer que o pior já passou. Ainda faltam 4 meses para acabar o mandato. Resta acreditar na capacidade das urnas rubro-negras trazerem um presidente menos ruim do que a atual mandatária.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Alavanca de Arquimedes

Arquimedes de Siracusa não inventou a alavanca, mas disse que se lhe dessem uma, poderia levantar o mundo. O princípio da alavanca é bem conhecido pelos físicos e matemáticos. Lamentavelmente, a massa indômita, guiada por uma facção mediática alienante - um binômio difícil de ser equacionado - revela pouca intimidade com a alavancagem. 

No quadro-a-quadro das imagens geradas pela emissora de TV, observa-se o princípio descrito por Arquimedes em ação. 






Imagens: Rede Globo de Televisão

É ainda menos sútil que a chamada "cama de gato", quando um jogador altera o centro de gravidade do outro, tocando-o quando este, tentando cabecear uma bola no ar, é derrubado. 

Nas imagens da sequência, evidencia-se que o contato ocorre quando Ibson, o número 7, está em progressão à pequena área, sem que os pés estejam no solo no momento do choque. O deslocamento existe, gerando a penalidade.

Os comentaristas ficam em dúvida por desconhecer um princípio da física, mas Arquimedes, não.

Imagens: Globoesporte.com


domingo, 8 de julho de 2012

100 anos do Futebol do Flamengo

As Organizações Globo estão de parabéns pela participação na festa do evento deste domingo e pela promoção do clássico esportivo ao longo da semana. O time do Flamengo não correspondeu ao esforço de mídia, não só por conta da comissão técnica, mas, principalmente, por parte dos dirigentes, excluindo desta lista, Zinho. É quem tem feito um bom trabalho nos bastidores.

Em 100 anos, o Clube precisa renovar-se fora de campo, pois dentro dele já provou que pode e consegue, apesar do atual momento.  Dentro de campo, seria muito ter um time de glória com Garcia, Leandro, Reyes, Mozer, Jordan, Junior, Carlinhos, Dida, Zico, Zizinho e Leônidas. Um verdadeiro dream team. 


Fica a esperança dos jovens Adryan, Matheus e Tomás poderem trazer os bons tempos de conquistas à Gávea e ao Ninho do Urubu.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ciclo de mediocridade

Espanha: grande time dos últimos quatro anos... Gambás na final do principal torneio Sulamericano... A mediocridade predomina.

O pior dos mundos fora de campo contamina a prática esportiva, cada vez menos considerada como espetáculo, mais como comércio. Não surprende, pois espera-se o ponto de saturação para se implodir o modelo.