A expressão é muito usada para se dizer que as coisas acontecem, e que não se pode alterar o curso dos eventos. A carga simbólica é tão forte que é comum ouvi-la no dia-a-dia, bem longe dos gramados.
Não tão longe, no Flamengo a diretoria vive intensamente as dificuldades de uma estrutura amadora e com muitos vícios. As "coisas do Flamengo", claro, tem peculiaridades, até certo ponto distintas de outras agremiações que contam com o histórico apoio de cronistas enrustidos, como revela a esposa de um treinador de futebol.
Ao assumir o CRF, a diretoria teve como referência o processo de reestruturação do Borussia Dortmund. Em muitos aspectos, avança bem, com os necessários ajustes a tempo. A aprendizagem da vida empresarial é um diferencial para os diretores e gestores. As agruras concentram-se na relação com pensamento anacrônico, patrimonialista, clientelista vigente em segmentos do Clube. Diz-se que somente a renovação dos conselhos é que proporcionará a desejada modernização administrativa. Pode levar mais tempo que o esperado.
Recentemente o Flamengo lançou uma campanha para aumentar o quadro social. Houve uma resposta favorável nos primeiros meses, com tendência à estabilização. O panorama político interno e a contrapartida aos sócios fora do RJ são apontados como principais problemas. O primeiro é uma questão redundante: o efeito que se quer evitar é a causa que impede a resolução. O segundo decorre de uma falta de habilidade em se conhecer a realidade da nação Rubro-Negra.
O residente nos rincões do país não tem condições de assumir o valor mínimo para se associar. Se no plano fosse contemplado, por exemplo, o sorteio de camisas ou o envio de adesivos, brindes, seria um atrativo a mais ao torcedor. Neste ponto, a direção de marketing do Flamengo não pode acreditar que a elitização do futebol é o fator preponderante para impedir planos mais próximos à realidade do orçamento das famílias. Não são coisas que acontecem sem que nada se possa a fazer respeito.
- x -
Dentro de campo, o time vem se acertando. O treinador faz boas leituras e, entre poucos erros, tem conseguido resultados dentro da realidade do elenco. Evidente que está aquém do que se espera do Clube em termos de conquistas, mas não é possível se fazer milagres...
O residente nos rincões do país não tem condições de assumir o valor mínimo para se associar. Se no plano fosse contemplado, por exemplo, o sorteio de camisas ou o envio de adesivos, brindes, seria um atrativo a mais ao torcedor. Neste ponto, a direção de marketing do Flamengo não pode acreditar que a elitização do futebol é o fator preponderante para impedir planos mais próximos à realidade do orçamento das famílias. Não são coisas que acontecem sem que nada se possa a fazer respeito.
- x -
Dentro de campo, o time vem se acertando. O treinador faz boas leituras e, entre poucos erros, tem conseguido resultados dentro da realidade do elenco. Evidente que está aquém do que se espera do Clube em termos de conquistas, mas não é possível se fazer milagres...