A última pesquisa Datafolha sobre o tamanho das torcidas, publicada neste mês de janeiro com entrevistas realizadas entre os dias 26 e 29 de novembro com 11.786 brasileiros em 390 municípios do país, joga por terra um sonho da diretoria são-paulina: ter mais seguidores do que Corinthians e Flamengo em um prazo de dez anos. Os números mostram que apesar dos vários títulos conquistados pelo São Paulo nos últimos anos, sua torcida cresceu apenas 1% entre 1993 e 2007, dado que fica dentro da margem de erro. No mesmo período, a massa rubro-negra manteve crescimento estável e a corintiana cresceu 2%. A pesquisa mostra que a maior torcida do Brasil segue sendo a do Flamengo, com 17% da preferência nacional, seguida por Corinthians (12%), São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (6%), Grêmio (4%), Cruzeiro e Internacional (3%), Santos, Botafogo e Atlético Mineiro (2%) e Fluminense (1%). Diante desses números, fica claro que o marketing são-paulino terá que vender muitos pedaços de grama e de rede do Morumbi, além de converter milhares de corintianos, para alcançar o objetivo a que se propõe.