quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Para lá de Marráquexe

Adotamos a grafia da cidade Marroquina, segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, para citar mais uma disputa entre a soberba e a humildade. Como nos encontros anteriores - oficiais desde a Copa de 1950, ao que se tem registrado - os mais aplicados em campo venceram. 

Dos memes criados pelos rivais, destacamos alguns para se pensar o cenário do futebol Brasileiro, que ainda espera pela 40ª e 41ª rodadas do campeonato nacional nos tribunais....




 Imagens: Portal Terra


- x - 

Falando em tribunais, novamente, o Flamengo tem um atleta acionando o Clube na jUSTIÇA.
Luis Antônio - considerado como complemento ao Sporting no pagamento por Elias - reclama a falta do repasse de direitos de imagens.
Velhos problemas para os novos gestores.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Judicialismo

O vil legalismo é o refúgio dos que se acovardam em não fazer justiça, mas apenas aplicar as leis.

No entanto, há pessoas humildes que provaram que o clamor popular é capaz de alterar o curso de decisões de magistrados.

Nos links indicados, lembremos o caso do tratorista que foi preso por se recusar a cumprir uma sentença judicial. Foi homenageado pela OAB e mudou o curso dos acontecimentos.

Na história retratada, muito mais importante que o sórdido espetáculo que se tornou o futebol Brasileiro (dentro e fora dos gramados), o bom senso prevaleceu. Manteve-se a decisão do togado porém as famílias não tiveram suas casas derrubadas, pois houve o pagamento da dívida por parte da prefeitura.

Por falar em bom senso, demonstrou-se o quanto é pequeno o movimento dos jogadores. Reflete mesmo a agenda mínima com os próprios interesses. Saudades do Afonsinho e do Sócrates!

Voltando ao caso do tratorista, traçando o paralelo com o "julgamento" de ontem, lástima é que no caso da "39ª rodada" do Campeonato Brasileiro de 2013 não se vê dignidade no horizonte. O palavrão proferido pelo defensor da Lusa, com o intuito de ilustrar situações de aplicação da lei, serve muito bem para agraciar o STJD.

O que a emissora detentora dos direitos de transmissão do campeonato acha disso tudo?

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

32 anos

Há 32 anos atrás uma das melhores equipes de futebol de todos os tempos conquistava em campo o reconhecimento mundial. O verdadeiro representante do futebol-arte em tempos com atores dignos de celebração e reverência eterna!

- x -

Na contramão, o noticiário traduz a podridão do que é a prática (anti)esportiva na atualidade. O movimento dos jogadores cala-se diante do golpismo. A imprensa e boa parte dos torcedores manifestam-se. Os cartolas e os fantoches se articulam...

Cresce a repulsa nacional ao tricolorido: águas passadas movem moinhos... Bom caso que o marketing não vai dar conta. Diga-se de passagem: o patrocinador não se preocupa tanto com isso, pois o importante é manter o fluxo para "aliviar cobranças"...

- x -

Mais investimentos, melhores resultados?  O resultado dos campeões em campo contradiz esta máxima. Alguns times, como os gaúchos que estão na Libertadores, aprenderam com os erros e se reestruturam para uma dura realidade, dentro e fora dos estádios. As cotas de patrocinadores foram destinadas à Copa do Mundo, não há segurança jurídica, corrupção crescente...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Judicialização no futebol

Expressão bonita para se falar do conhecido "tapetão"...

Já pensávamos que o campeonato terminara na 38ª rodada quando "as forças ocultas" articularam-se para livrar o tricolorido do quarto rebaixamento na história... Os dirigentes usam como argumento a justiça para evitar o descenso (ou melhor, a "volta para as origens"). No entanto, são "dois pesos e duas medidas", a justiça não é cega!

A parceira CBF, sempre muito zelosa pelas receitas, quer replicar o modelo da história do Robin Hood: roubar dos pobres para dar aos ricos. Reverberação na imprensa, que está sendo acusada de criar uma campanha contra o "inocente tricolorido carioca"...
O negócio futebol não pode fechar as portas, e amigo é para essas horas... Somado ao noticiário da barbárie nas arquibancadas, é um cartão de visitas muito vistoso para o país do futebol. Bem-vindos ao inferno!

domingo, 8 de dezembro de 2013

Justiça: o tempo de colheita



O tricolorido do RJ consegue um feito inédito: voltar à divisão de origem após a conquista do título na série A. O patrocinador, que dita(va) as regras do mercado da bola não conseguiu pagar a dívida moral que a Justiça Divina cobrou. Como ficará a viúva CBF sem um dos principais “parceiros”? 

Os anunciantes gostaram do descenso, os veículos de comunicação e muitos cronistas, nem tanto... Coisas da vida...

- x -

Lastimável a barbárie no jogo dos vice-campeões, Atlético e Vasco. O resultado em campo não tem qualquer importância no contexto. Infelizmente algumas das vítimas foram ao encontro do destino. Invadiram a área reservada do time adversário e provocaram um cenário dantesco. Imagens transmitidas ao vivo para o mundo inteiro. Mais um triste capítulo na história do anfitrião da “melhor Copa do Mundo de todos os tempos”... 

É difícil (mas não impossível) livrar o esporte da odiosa violência. A justiça terrena precisa valer! Profundos e sinceros sentimentos às famílias.

- x -

Termina o ano sob a regência do justiceiro Santo Antônio e os magistrados decidiram adiar o julgamento da ação movida pelo Flamengo a respeito do título de 1987.

Há prenúncio de bom resultado para o Mais Querido do Brasil. É só aguardar.

- x -

Falando em Flamengo: o adágio popular diz que “promessa é dívida”. No caso rubro-negro, é justamente o contrário... As dívidas devem se transformar em reforços de peso (em termos de qualidade técnica, não de massa corporal...) para a próxima temporada!

- x -

Há 2 anos atrás os ditos pretendidos pelo time da Gávea eram André e Maicon Leite. O primeiro foi contratado pelo alvinegro de MG e depois acabou sendo rebaixado com Vasco neste ano. O segundo foi celebrado ao chegar no Santos. Também não foi feliz por lá e terminou o ano rebaixado pelo alvirrubro de Recife.

Que os deuses do futebol continuem a manter longe esses tipos de “reforços” do Ninho do Urubu!

- x -

O que acontece quando um time vai às compras após três anos sem glórias?

Muitas orações e graças a Santo Antônio e à Nossa Senhora da Conceição!